ExpoTiradentes

Educação Infantil

Sala 01 - B1.3/G1.2/G1.3
(Professoras Tatiane e Ludmila)

A ExpoTiradentes, abordando a temática “Da Pedra Lascada à Inteligência Artificial”, convida o público a uma viagem fascinante pela história da humanidade através das criações de nossos artistas. Os pequenos das turmas B1.3, G1.2 e G1.3, com idades entre 1 ano e meio e 2 anos e meio, mergulharam em temas que abordam desde a evolução das ferramentas até os avanços tecnológicos dos dias atuais. Com trabalhos manuais encantadores, exploramos as etapas da vida humana, os meios de transporte, a comunicação, as vestimentas, a alimentação, as artes e a fotografia. Em cada detalhe, essas produções revelam a curiosidade e a criatividade das crianças ao interpretar, com originalidade, o caminho da humanidade. A exposição convida a uma reflexão sobre como evoluímos e como nossas criações moldam o futuro. Nisso oferecemos aos pequenos o vislumbre da curiosidade infantil ao reimaginar as conquistas e transformações que moldaram o mundo.

Sala 02 - B1.2/B1.4
(Profª. Sheyla)

Nosso ambiente de berçário oferece uma abordagem única e rica em experiências que buscam integrar o brincar ao desenvolvimento integral dos bebês, transformando cada momento em uma oportunidade de aprendizado. Por meio de interações lúdicas, nosso trabalho destaca como os bebês podem apreciar, conhecer e vivenciar o mundo ao seu redor, promovendo uma base sólida para o desenvolvimento de habilidades fundamentais. Este trabalho busca, portanto, não apenas entreter, mas também apoiar o crescimento cognitivo, motor e social dos bebês, permitindo que cada experiência contribua para um aprendizado significativo e pleno de sentido.
Não deixem de nos visitar e experienciar um pouquinho do que realizamos durante este ano!

Sala 11 - G2.2/G2.3
(Professoras Milenna e Camilla)

As turmas G2.2 e G2.3 convidam todos a participarem de uma encantadora viagem no tempo, com a temática “Da Pedra Lascada à Inteligência Artificial”. Cada criança teve a oportunidade de explorar, experimentar e vivenciar essa jornada.
Vocês poderão apreciar de perto as atividades desenvolvidas, que abordam a evolução da vida humana, as transformações nos meios de comunicação e transporte, além das mudanças nas vestimentas, artes, fotografia e na tecnologia.
Em cada atividade, será possível observar o desenvolvimento, a criatividade e a imaginação dos nossos pequenos.
Não deixem de visitar a nossa sala!

Sala 19 - G5.3
(Profª. Michele)

Na sala da turma G5.3, preparamos uma exposição repleta de descobertas e criatividade para você! Venha apreciar as cartas carinhosamente escritas pelos estudantes para seus familiares, conheça a fascinante linha do tempo dos meios de comunicação e se encante com as pinturas rupestres feitas por nossos pequenos artistas, que recriam a história com autenticidade. Você também encontrará objetos antigos que revelam curiosidades sobre outras épocas e verá de perto como a tecnologia se transforma em uma poderosa ferramenta de investigação e pesquisa nas mãos dos nossos alunos. Além disso, temos jogos interativos e muitas surpresas esperando por você! Não perca a chance de explorar, aprender e se divertir conosco nessa viagem única pelo tempo e pela imaginação.

Sala 22 - G4.1/G5.1/G5.2
(Profª. Camila Sudré)

As turmas G4.1, G5.1 e G5.2 tiveram a oportunidade de embarcar em uma fascinante jornada histórica ao longo deste ano, explorando como viviam os primeiros seres humanos e como se adaptavam ao meio ambiente ao seu redor. Ao estudarem o desenvolvimento social dos seres humanos desde a pré-história até os tempos modernos, as crianças puderam compreender como as evoluções e inovações foram essenciais para a sobrevivência e o crescimento da humanidade.
Através de pesquisas, atividades práticas e estudos diversos, os educandos analisaram a criatividade e a resiliência dos primeiros humanos e como suas invenções e adaptações moldaram a vida cotidiana. Esse aprendizado incluiu a observação do surgimento das tecnologias e seus avanços ao longo dos tempos, permitindo que entendessem melhor como o conhecimento acumulado dos nossos antepassados ainda impacta as invenções e o estilo de vida moderno.
É com grande alegria e satisfação que convidamos a todos para nossa exposição. Venham apreciar e explorar os trabalhos desenvolvidos por nossas crianças, que mergulharam nesta rica jornada de saberes e ampliaram seu entendimento sobre a história e a evolução humana!

Sala 25 - G2.1/G3.1
(Profª. Mariane)

Assim como cada um de nós tem uma história, o Mundo também tem a sua. Desde os tempos da “Idade da Pedra”, as pessoas se comunicam e expressam através da arte. As turmas do G2.1 e G3.1 apresentam uma exposição da evolução da arte ao longo do tempo e seus marcos para a história do Mundo, iniciando pela arte rupestre, percorrendo pelas obras dos períodos renascentista, modernista e abstrato, a arte na fotografia, cinema mudo, a arte do origami e etc, chegando à arte na inteligência artificial.
Esperamos vocês!

Sala 26 - G4.2/G4.3
(Professoras Flávia e Grasielle)

Ao adentrar pela “caverna”, que marca o início da exposição, os visitantes serão transportados para um ambiente primitivo, com pinturas rupestres simuladas com carvão adornando as paredes. Um imponente mamute gigante, fruto de uma pintura coletiva dos alunos, dá as boas-vindas, enquanto ferramentas feitas de galhos de árvores remetem ao estilo de vida ancestral.
Do outro lado da sala, uma churrasqueira de galhos, com simulações de alimentos e fogo, retrata os primeiros hábitos alimentares. Logo adiante, a evolução é visível com a exibição de trajes inspirados nos Flinstones, com o rosto de cada aluno estampado. Ao lado, um carro dos Flinstones, pintado pelos próprios estudantes, ilustra o surgimento dos primeiros meios de transporte.
Fotos penduradas em uma árvore especial mostram o processo criativo dos alunos na construção dos projetos.
Mais adiante, uma série de quadros pintados com tinta guache revelam a expressão artística moderna, contrastando com um avião em miniatura que simboliza os avanços nos meios de transporte.
Por fim, um robô construído a partir de caixas, equipado com uma Alexa em seu interior, destaca o salto para a tecnologia contemporânea, enquanto meios de comunicação de diversas épocas, criados pelos alunos, completam essa jornada pela história da humanidade e sua evolução.
Não deixem de nos visitar!

Sala 29 - G3.2/G3.3
(Professoras Tatiana e Meire)

As turmas G3.2 e G3.3 convidam todos a embarcar em uma incrível viagem pela linha do tempo da humanidade, explorando a transformação do mundo “Da Pedra lascada à Inteligência Artificial”. Neste ambiente, os visitantes poderão vivenciar de forma lúdica e educativa as descobertas e criações que moldaram nossa história, desde as primeiras expressões artísticas das pinturas rupestres até as inovações tecnológicas que revolucionam nosso presente.
Cada espaço foi cuidadosamente elaborado para trazer à vida as etapas mais marcantes da evolução, com temas como dinossauros, ferramentas e brinquedos. As crianças se envolveram nessa narrativa histórica através de atividades práticas, criando seus próprios brinquedos e explorando o desenvolvimento humano de forma visual em uma linha do tempo personalizada. Os meios de transporte ilustram como a tecnologia transformou a maneira como nos movemos pelo mundo.
Além disso, um espaço especial de dança, ao som nostálgico de uma vitrola, promete envolver todos em uma atmosfera de alegria e movimento, resgatando o espírito de cada época. A visita a essa sala será uma experiência única, repleta de descobertas e encanto com o aprendizado dos pequenos ao longo do ano, oferecendo uma jornada completa pela história da humanidade através de olhares curiosos e criativos.

Fundamental I

Sala 38 - 1° Ano (101-102)
Professora Adriana.

A escrita desempenha um papel essencial na alfabetização. Pensando assim que as turmas 101 e 102 buscaram explorar a evolução da escrita para que pudéssemos compreender a importância da comunicação o desenvolvimento da sociedade humana e a transmissão do conhecimento ao longo do tempo. 

A ARTE RUPESTRE é um testemunho das origens culturais e cognitivas da humanidade. O ALFABETO FENÍCIO e a grande inovação de um alfabeto. Cada símbolo, representa um som consonantal, tornando a escrita mais acessível e prática. O alfabeto fenício era composto por 22 sinais, sendo, mais tarde, aperfeiçoado pelos gregos, que lhe acrescentaram outras letras.

o Alfabeto Fenício serviu como base para o desenvolvimento de outros alfabetos o que facilitou a produção de textos literários. Essa capacidade nos proporcionou criar novas histórias e novos escritores.

Sala 39 - 1° Ano (103)
Professora Flávia.

Era uma vez… a história da escrita…

O desejo de se comunicar sempre existiu em nós.

E só graças a habilidade social que desenvolvemos, que a espécie Homo sapiens foi capaz de sobreviver.

Os homens (e mulheres) das cavernas começaram a contar suas histórias e a transmitir experiências e sentimentos através das pinturas rupestres.

Se a habilidade social, e por consequência, de comunicação, foi tão importante para a sobrevivência da nossa espécie, como não colocar na lista uma descoberta que transformou a maneira como passamos ideias, emoções, vivências e ensinamentos uns para os outros?

Imagine um mundo sem escrita…não teríamos livros.

Nunca teríamos acesso aos pensadores já mortos há muito tempo. Não teríamos registro do nosso passado.

E provavelmente não teríamos nenhuma das tecnologias que hoje não vivemos sem.

A escrita não só foi essencial para que os seres humanos entendessem o funcionamento do Universo, como uns dos outros.

E o mais importante: o de si mesmo.

Sala 35 - 2° Ano (201-202-203) Professoras Carla e Mariane.

Desde a “Idade da Pedra”, o ser humano vem criando formas de se comunicar, como na utilização das pinturas rupestres nas paredes das cavernas. Ao longo do tempo, viu-se a necessidade de aprimorar a comunicação e a estender o seu alcance, dando o surgimento ao rádio, televisão e telefone.

As turmas apresentam uma exposição de trabalhos onde são retratados os impactos na humanidade desde o surgimento dos meios de comunicação e a sua evolução ao longo dos anos.

Sala 37 - 3° Ano (301-302-303) Professoras Cristiane e Simone.

Neste projeto, os alunos do 3º ano do ensino fundamental exploraram a fascinante trajetória das redes sociais, desde suas origens até os dias atuais. Através de pesquisas e atividades práticas, cada aluno vivenciou como as redes sociais mudaram a maneira de como nos comunicamos, interagimos e compartilhamos informações.

Sabendo que as redes sociais fazem parte da vida de muitas pessoas, os alunos também analisaram e discutiram as vantagens e desvantagens, concluindo o quanto é importante saber usá-las com moderação e bom senso.

Sala 36 - 5° Ano(501-502)
Professora Sinuê.

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL é um campo da ciência da computação que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano

na tomada de decisões e na realização de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas.

As turmas do 5º Ano se empenharam para produzir trabalhos que representassem a IA em diversas áreas e sua aplicabilidade. 

A tecnologia por meio dos seus múltiplos recursos digitais, permite que os estudantes sejam contemplados com metodologias híbridas que atingem diversas formas de aprendizado.

Sala 53 - 4° Ano (401-402-403-404) Professoras Célia, Renata e Juliana.

A história do cinema é marcada por muitos avanços e inovações tecnológicas que ocorrem desde sua criação.  Sua história se iniciou em Paris, no dia 28 de novembro de 1895. Nesse dia os irmãos Lumière apresentaram 10 filmes curtos para um público de algumas dezenas de pessoas.

No início da cinematografia, os filmes não tinham áudio e, por isso, o período ficou conhecido como época do cinema mudo. Charles Chaplin foi o principal ator da época do cinema mudo. Foi durante a era do cinema mudo que Hollywood passou a se destacar como centro mundial de produção cinematográfica.

O cinema americano está presente no nosso cotidiano, influenciando os nossos hábitos, modo de falar, modo de agir, gosto musical entre outras coisas. As turmas do quarto ano mergulharam na história do cinema, conhecendo atores famosos e deslumbrando-se com o encantamento cinematográfico.

Fundamental II

Sala 44 - Turmas 801 e 802 -
A evolução da habitação

A história das habitações humanas mostra como a arquitetura e o design dos espaços em que vivemos refletem nossa adaptação ao ambiente, necessidades de proteção e recursos disponíveis em cada época. A evolução da moradia, desde as cavernas até as casas inteligentes de hoje, revela um caminho de desenvolvimento, mas também a permanência de tipos de habitação tradicionais, como ocas, favelas e palafitas, que continuam a ter importância em diversas culturas e contextos econômicos.

 

Sala 41- Turma 901 -
A evolução da medicina

A História da Medicina está ligada às primeiras civilizações. Sendo uma das ocupações mais antigas da humanidade, a Medicina tem uma história muito extensa e interessante, que narra toda a evolução das tecnologias criadas nesta área. O projeto apresenta fatos e personagens importantes e fundamentais no processo de evolução da medicina.

Sala 43 - Turmas 701 e 702 -
A evolução da locomoção

Este projeto apresenta a evolução dos meios de locomoção ocorridas ao longo do tempo, acompanhando o desenvolvimento da sociedade e do sistema econômico, e resultando em maior conforto, rapidez e segurança. Os primeiros meios de transporte rodoviário foram os animais, como cavalos e bois, ou mesmo seres humanos transportando mercadorias em estradas de terra. A criação da roda foi um marco na evolução dos meios de transporte. Um dos grandes avanços foi a invenção da locomotiva a vapor. 

Sala 42 - Turmas 601/602/603 -
A evolução da alimentação - Da pré-história aos dias atuais.

A evolução da alimentação é um dos aspectos fundamentais da vida humana, que evoluiu significativamente ao longo da história. Este projeto visa explorar essa evolução, desde os hábitos alimentares dos primeiros seres humanos, ainda na caça dos alimentos, a forma de conservação até a variedade e os desafios alimentares contemporâneos. A proposta visa ampliar o entendimento dos convidados sobre a relação entre a alimentação, o desenvolvimento humano, as transformações sociais, tecnológicas e os desafios nutricionais do presente.
As Eras que serão apresentadas são:
Pré-história, Egito Antigo, Idade Média, Revolução Industrial e Século XXI.

Sala 51 - Turma 1001 -
A evolução da comunicação ao longo dos séculos.

A história da escrita é marcada por diversas transformações ao longo do tempo. A turma 1001 apresenta a contribuição de diferentes povos na linguagem escrita e na forma como escrevemos hoje.

Sala 48 - Turma 2001 -
Moda sem tempo: Uma viagem pela evolução do modo de vestir.

A Turma 2001 apresenta vestimentas da pré-história aos dias atuais, compreendendo que o modo de se vestir, assim como a política e a tecnologia, evolui ao longo dos séculos, acompanhando as mudanças culturais e sociais de cada período da história humana, com propósito e intencionalidade.

Sala 50 - Turma 3001 -
Do silêncio ao som: A história do cinema e da música.

A turma 3001 apresenta a evolução do cinema e da música no decorrer do tempo. Vale ressaltar que o cinema e a música formaram uma parceria extensa que constitui um campo relevante no âmbito da criação artística moderna.

Bilíngue

Sala 52 - Inglês Fundamental I Professoras Bárbara e Fabiana.

The Evolution of the English Language – Fundamental I
O projeto teve como objetivo explorar a evolução da língua inglesa através dos seus principais períodos históricos e como esses momentos se conectam a importantes obras literárias. Ao longo das eras, a língua inglesa passou por transformações profundas, que foram exploradas em cada fase, com atividades ligadas a histórias emblemáticas que representam esses momentos.

1º ano: Late Modern English (Inglês Moderno) – No período do Late Modern English, ou Inglês Moderno Tardio, a língua inglesa se consolidou com o formato que conhecemos hoje, mas com influências de novas palavras e expressões advindas da Revolução Industrial e da expansão do império britânico. Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, simboliza a criatividade e a inovação da língua nesse período, com o uso de jogos de palavras, neologismos e conceitos imaginativos que capturam o espírito da época. Os alunos serão convidados a mergulhar nessa obra encantadora para perceber como o inglês se moldou para se tornar uma língua global.

2º ano: Middle English – O período do Middle English, ou Inglês Médio, surge após a invasão normanda, quando a língua começou a absorver uma forte influência do francês. As lendas de Rei Arthur e de Robin Hood refletem este momento de transição linguística e social, onde a sociedade medieval, com seu sistema feudal e seus valores de cavalaria, é retratada. Essas histórias trazem não só a essência das lutas e dos valores da época, mas também mostram como a língua começou a se transformar em algo mais próximo do inglês que conhecemos hoje.

3º ano: Old English (Inglês Antigo) – O primeiro período da língua inglesa, conhecido como Old English ou Inglês Antigo, é marcado por uma língua de estrutura complexa e muito diferente do inglês falado hoje. A obra Beowulf é uma das maiores representações desse período, refletindo o vocabulário, as tradições orais e o contexto cultural dos povos anglo-saxões. Por meio de Beowulf, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a riqueza do Inglês Antigo e a forma como os heróis e mitos eram retratados.

4º ano: Early Modern English – O período do Early Modern English, ou Inglês Moderno Inicial, ocorreu entre os séculos XV e XVII e é caracterizado por mudanças significativas na gramática e no vocabulário da língua inglesa. Hamlet, de William Shakespeare, é uma obra-chave deste período e demonstra como o idioma ganhou complexidade expressiva e estética. As obras de Shakespeare representam um marco, mostrando como o inglês se expandiu para explorar emoções e conflitos humanos de forma inovadora e atemporal.

5º ano: Middle English – O período do Middle English, ou Inglês Médio, surge após a invasão normanda, quando a língua começou a absorver uma forte influência do francês. As lendas de Rei Arthur e de Robin Hood refletem este momento de transição linguística e social, onde a sociedade medieval, com seu sistema feudal e seus valores de cavalaria, é retratada. Essas histórias trazem não só a essência das lutas e dos valores da época, mas também mostram como a língua começou a se transformar em algo mais próximo do inglês que conhecemos hoje.

Cronograma do Auditório

10 horas

Palestra com Beatriz Rocha, Consultoria Pedagógica LIV.

Tema: Qual o limite para o uso de telas?

13 horas

Palestra com Beatriz Rocha, Consultoria Pedagógica LIV.

Tema: Qual o limite para o uso de telas?

14 horas

Oficina de Musicalização com Kerina Brito.

Atividade: História Sonorizada

15 horas

Aula de FitDance com Géssica. 

Importante: Venha com traje apropriado para realizar a atividade.

16 horas

Sorteio de um material didático 2025 ou kit de uniforma escolar (B1,G1 ou G2) para os estudantes matriculados até o dia 09/11, às 15h. *Se o material sorteado for para o ensino Médio, obterá desconto de 50% no valor.